quinta-feira, 11 de março de 2010

A educação é a nossa PRIMEIRA OPÇÃO!

Nota divulgada à toda comunidade acadêmica da UFRGS e entregue em mãos ao Centro Acadêmico André da Rocha. Aguardamos uma resposta.


NOTA DE REPÚDIO AOS ESTUDANTES DE DIREITO ENVOLVIDOS EM ATITUDE DE DISCRIMINAÇÃO AO CURSO DE PEDAGOGIA

O Diretório Acadêmico da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, repudia a atitude de estudantes do curso de Ciências Jurídicas e Sociais da Faculdade de Direito da mesma Universidade, pela atitude discriminatória ocorrida na manhã do dia 11 de março de 2010, enquanto os calouros do curso de Pedagogia realizavam suas atividades de trote.

Ao passar pelo prédio do curso de Direito, os estudantes de Pedagogia foram agredidos verbalmente pelos estudantes do curso de Direito que se encontravam, igualmente, em atividade de trote, com gritos que minimizavam a importância de nosso curso como “salário mínimo” e “segunda opção”, assim como outras expressões de baixo calão, ofendendo pessoalmente cada um@ que por ali passava.

Lamentamos o fato e, principalmente, a falta de memória destes estudantes que esquecem que para chegar onde estão passaram pelas mãos de diferentes pedagog@s que, com certeza, foram fundamentais para sua formação e chegada onde estão, mesmo recebendo, muitas vezes, um salário mínimo, mas levando sua profissão como opção de sua vida, como primeira opção.

Este fato é recorrente. Em outras vezes esta atitude já se repetiu o que, de fato, indigna e exige que cobremos destes estudantes e, principalmente, do Centro Acadêmico André da Rocha, que representa os mesmos, uma retratação pública, pois é inadmissível que situações como estas voltem a acontecer e/ou passem em branco.

Reafirmamos nossa opção pela Educação, tão desacreditada, tão desvalorizada, mas essencial, sedente de mudanças, mudanças estas que estes estudantes estão dispostos a encarar e construir.

Ainda, parabenizamos os calouros do curso de Direito pela entrada nesta Universidade, em um curso mais concorrido que o nosso, mas não de maior ou menor importância e esperamos que a noção de justiça e consciência social que vocês construirão durante o curso seja inversamente proporcional à noção de respeito explicitada nas atitudes de hoje, para que possamos ser capazes de construirmos uma realidade diferente.

Diretório Acadêmico da Faculdade de Educação da UFRGS

Gestão 2009/2010 – “Lutar também é educar!”

2 comentários:

Camila Camila® disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Camila Camila® disse...

Quero parabenizá-los pela "NOTA DE REPÚDIO AOS ESTUDANTES DE DIREITO ENVOLVIDOS EM ATITUDE DE DISCRIMINAÇÃO AO CURSO DE PEDAGOGIA"! Fiquei muito orgulhosa ao ler o texto. Posso dizer que este Diretório realmente me representa como estudante do curso de Pedagogia. É inacreditável tamanha arrogância destes estudantes do Direito. Talvez divulgando essa frequente prática destes estudantes e sua tamanha falta de respeito, possamos fazê-los compreender que tal ação é desumana e, acima de tudo, sem sentido. Me sensibilizo com a situação apresentada e digo que tenho orgulho da escolha de curso que fiz e espero que minha contribuição para a sociedade seja a de mostrar tais atos às crianças para as quais leciono/ lecionarei e dizer-lhes da importância da consciência social para a construção de uma sociedade melhor.

Mais uma vez: excelente nota! Muito obrigada por trazerem a público o que eu, como estudante do curso de Pedagogia e futura professora assalariada diria! Parabéns!