quinta-feira, 27 de novembro de 2008

CAMPANHA PELA DEMOCRACIA NA FACED

Os estudantes não se calaram durante a Eleição para nova Diretoria da FACED. Por entender que a paridade é expressão mínima de democracia dentro da Universidade, não concordou-se com o sistema "70/15/15", aprovado pelo Conselho da Unidade, para a consulta à comunidade acadêmica, sendo que dessa forma o voto dos estudantes e dos técnicos administrativos não valem nada diante dos votos dos professores.

Expressivo foi o número de votantes nessa eleição, que conteceu no dia 20 de novembro de 2008, ele deixa clara a indignação dos estudantes:


Conforme listas por segmentos, o total de eleitores habilitados a votar foi de 1924 (mil e novecentos e vinte e quatro), sendo 126 (cento e vinte e seis) Professores, 44 (quarenta e quatro) Servidores Técnico-Administrativos, 580 (quinhentos e oitenta) Alunos do Curso de Pedagogia, 352 (trezentos e cinqüenta e dois) Alunos do Curso de Pedagogia a Distância, 512 (quinhentos e doze) Alunos dos Cursos de Mestrado e Doutorado do PPGEDU e 310 (trezentos e dez) Alunos dos Cursos de Especialização. Encerrado o escrutínio, registramos os seguintes resultados: a) no segmento dos Professores compareceram 60 eleitores, do total de votos apurados foram computados 54 votos válidos para os candidatos à Direção e à Vice-Direção, 04 votos brancos, 02 votos nulos; b) no segmento dos Técnicos-Administrativos compareceram 18 eleitores, do total de votos apurados foram computados 18 votos válidos para os candidatos à Direção e à Vice-Direção; c) no segmento dos discentes compareceram 22 eleitores, do total de votos apurados foram computados 22 votos válidos para o candidato à Direção e à Vice-Direção. (Ata de homologação da Consulta)


Ou seja:


1924 Aptos a votar:

126 Professores
44 Servidores Técnico-Administrativos
1754 Estudantes

100 Votantes:

60 Professores
18
Servidores Técnico-Administrativos
22 Estudantes

O Diretório Acadêmico com 582 alunos aptos a votar, fez mais votos que a Unidade toda na Eleição para Diretoria, com 1924 pessoas aptas a votar: ALGUMA COISA ESTÁ ERRADA!



Nestas eleições, mesmo com a presença de representante discente argumentando contra este sistema no Conselho da Unidade, em reunião com os Candidatos à Direção, nada pode ser mudado, visto que a divulgação do processo foi feita bastante em cima da hora. Mas mesmo assim a Campanha aconteceu, muitos estudantes aderiram à proposta do Diretório, muitos professores e técnicos administrativos apoiaram a idéia, e daqui há 4 anos estaremos cobrando essas mudanças.



Nenhum comentário: